O que é a Literacia Ambiental?

A Educação Ambiental tem como principal objetivo promover a Literacia Ambiental na sociedade e nos indivíduos que dela fazem parte, tendo como finalidade a adoção de comportamentos que levem a uma melhoria da sustentabilidade ambiental do Planeta. Como tal, é de extrema importância a divulgação dos conceitos de Literacia.
A Literacia Ambiental baseia-se em conhecer as questões ambientais, na necessidade de implementar medidas para as resolver e, assim, melhorar a sustentabilidade do Planeta, sendo, também, um importante pré-requisito para manter e melhorar a qualidade ambiental. Esta inclui conhecimentos e compreensão não só de problemas e questões ambientais, como também, de conceitos, disposições afetivas e cognitivas, e um conjunto de competências e habilidades cognitivas, de modo a pôr em prática os conhecimentos na adoção de decisões relevantes numa gama alargada de contextos ambientais. Contudo, o modo institucionalizado como estes são feitos nada serve para os propósitos da educação ambiental e muito menos para corrigir os desequilíbrios planetários que estão a ser provocados. Apesar da falta de resultados apresentados acerca deste assunto, os problemas ambientais são cada vez mais importantes para a forma como as sociedades atuais se organizam, quer em aspetos de desenvolvimento tecnológico, cuidados de saúde, investigação, atividades económicas ou educação.
A comunidade tem apostado numa vertente mais informativa, contudo, tem falhado bastante na componente do comportamento ambientalmente correto. Apesar de esta educação ser dada maioritariamente a crianças, de modo a sensibilizar os seus pais e futuros filhos, é de extrema importância abordá-la com a restante sociedade também. Pois, sem a sensibilização de toda a comunidade, apenas algumas medidas serão postas em prática e capacitadas. Esta informação deve ser dada com uma lógica informativa, mas também deve ser, principalmente, dada e abordada na parte da sua execução, como, por exemplo, com a realização de atividades. A Estratégia Nacional de Educação Ambiental pretende estabelecer um compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da Literacia Ambiental em Portugal, através da mudança da visão da sociedade, com o auxílio de modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana.

A Fullback pode ajudar a criar, desenvolver e/ou potenciar a Literacia Ambiental no seu Município.

Saiba mais em Fullback Ambiente

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *