Financiamento no Desporto – Erasmus+

Os clubes e associações desportivas continuam a promover o desporto e atividade física com enorme esforço e dedicação, desenvolvendo um impacto extremamente positivo na vida das pessoas e comunidades envolventes.

Nos dias de hoje, um dos grandes desafios que a maioria dos clubes desportivos apresenta, consiste na dificuldade em angariar financiamento para cumprir com os seus planos de atividades.

Reconhecendo a existência deste desafio e da importância que os clubes desportivas têm no desenvolvimento social, desportivo e económico das comunidades, a União Europeia criou o programa de financiamento Erasmus+ Desporto. Pretende-se sobretudo fortalecer e apoiar o desenvolvimento do desporto em toda a Europa de forma coesa, ao mesmo tempo que se promove a identidade Europeia e a consciência da importância de vivermos numa Europa unida e comprometida com o seu projeto.

Este programa Erasmus+ Desporto, pretende apoiar financeiramente os clubes de desportivos na concretização de projetos que envolvam as seguintes prioridades: inclusão social, digitalização, sustentabilidade e a participação no desporto. Dependendo da candidatura, o seu clube poderá obter um financiamento entre os 30.000 e os 500.000 euros.

Para se candidatarem ao financiamento do programa Erasmus+ Desporto, é necessário seguir alguns passos importantes:

  1. Identificar o tipo de projeto que desejam realizar e a ação do programa Erasmus+ Desporto que melhor se adequa às vossas necessidades.
  2. Verificar os critérios de elegibilidade para o financiamento e garantir que a vossa organização preencha todos os requisitos.
  3. Encontrar um parceiro ou parceiros noutros países europeus para colaborar no projeto.
  4. Elaborar uma candidatura detalhada, que inclua informações sobre o projeto, os parceiros, as atividades planeadas, o orçamento e as metas e resultados esperados.
  5. Submeter a candidatura dentro do prazo estabelecido e aguardar a decisão da comissão de avaliação.

É importante destacar que o processo de candidatura ao programa Erasmus+ Desporto é complexo e competitivo, e é necessário ter uma boa compreensão dos requisitos, experiência na elaboração destas candidaturas e entendimento das expectativas do programa, de forma a aumentar a probabilidade ter uma candidatura aprovada.

O Erasmus+ Desporto, utilizando o desporto como veículo, demonstra claramento o compromisso sério que a União europeia perspectiva no âmbito da promoção de valores fundamentais. Ao priorizar a sustentabilidade, inclusão, digitalização e participação, o programa pretende fortalecer o papel dos treinadores e staff técnico nos clubes desportivos de base, pela criação de um ambiente desportivo mais abrangente, equitativo e sustentável.

Este é um investimento no futuro dos jovens atletas e dos clubes desportivos, e também na construção de uma sociedade mais saudável, unida, participativa e sustentável.